Indústria 4.0 na Construção Civil – O que você precisa saber

WhatsApp
X
LinkedIn

Você já ouviu falar da Indústria 4.0? Esse processo já é realidade em setores como o automobilístico, aeronáutico e o de petróleo e gás e tem tudo para chegar à construção civil. É a chamada Construção 4.0.

Considerada a 4ª Revolução Industrial, a Indústria 4.0 é uma evolução dos sistemas produtivos industriais. Ela incorpora tecnologias como inteligência artificial, computação em nuvem, robótica, análise de dados e a internet das coisas, tudo de forma integrada.

Essa evolução foi viabilizada com o avanço exponencial da capacidade dos computadores e com o enorme volume de informação digitalizada.

Como a tecnologia nunca para de avançar, é muito importante que as pessoas  —  e principalmente as empresas  —  se preparem para o próximo grande estágio de mudanças. Desde 1780, já experimentamos 3 revoluções industriais.

Mas você está preparado para a próxima onda tecnológica, conhecida como indústria 4.0?

Neste artigo, eu vou te explicar o que é isso, qual o seu impacto no mercado e como a sua construtora pode se adaptar a essa nova realidade.

O que é a indústria 4.0?

Antes de mergulhar fundo na indústria 4.0, vamos dar um breve contexto sobre as outras 3 revoluções industriais que já passaram.

  1. Revolução mecânica: começou no fim do século XVIII, com as máquinas de motores à vapor que passaram a acelerar a produção de forma mecânica.
  2. Revolução elétrica: as fábricas passaram a operar com ferramentas elétricas, o que permitiu a produção em massa de forma ainda mais rápida.
  3. Automação: a partir dos anos 1970, o surgimento e a evolução de sistemas informatizados permitiu automatizar de forma completa tarefas repetitivas.

Uma visão do futuro

Depois de tanto progresso, pode ficar até difícil imaginar o que mais pode surgir de novidade. Você talvez se pergunte:

E agora, o que o futuro nos reserva?

Em primeiro lugar, não se trata do futuro. A quarta revolução industrial, ou indústria 4.0, já é uma realidade. O seu foco é unir o mundo físico, o digital e o biológico por meio de várias tecnologias que trabalham em conjunto.

Isso quer dizer que a integração entre a tecnologia e o mundo em que vivemos está cada vez maior. E deve aumentar ainda mais. Até peças de roupa e mobília já trocam dados entre si, do mesmo modo como um celular e um tablet fazem.

Leia na íntegra: https://www.sienge.com.br/blog/industria-4-0-na-construcao-civil/

WhatsApp
X
LinkedIn
plugins premium WordPress